domingo, 13 de novembro de 2011

FUNÇÕES DE LIDERANÇA NA IGREJA PRIMITIVA

Efésios 4:11-14 na versão de Almeida: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda a junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
Os cinco dons de liderança descritos por Paulo são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, e estão assim dispostos no texto original, sob a ótica de uma análise analítica textual:
apostolouV  =  apóstolos > substantivo, acusativo, masculino, plural > significado de enviar, para uma missão divina. O caso acusativo expressa a idéia de extensão, quer de pensamento ou de uma idéia. Por analogia, a palavra apostellw  (apostéllo = apóstolo), de mesma raiz, é um verbo (ação), com significado de enviar ou despachar, onde todos os cristãos são de certa forma enviados, mas neste contexto de Efésios 4, a palavra no grego se apresenta como um substantivo, o que denota uma particularidade mais específica. Paulo está se referindo a apóstolos no sentido de discípulos e testemunhas oculares da ressurreição, como fundamentos da igreja, que é o que aparentemente se apresenta neste contexto, devemos então concordar que em nossos dias não há mais esta figura na igreja (com base neste texto de Efésios 4), como tem sido adotado em algumas congregações.    
profetaV = profetas > substantivo, acusativo, masculino, plural > significando profetas e mais genericamente, alguém que proclama uma mensagem divina.
euaggelistaV = evangelistas > substantivo, acusativo, masculino, plural > pregador do evangelho, aquele que anuncia as boas novas.
poimenaV = poimênico = pastor > substantivo, acusativo, masculino, plural > pároco de uma comunidade organizada.
didaskalouV = mestre = professor > substantivo, acusativo, masculino, plural > termo generalizado usado para denominar o professor de uma comunidade cristã.
Observamos que analiticamente, as palavras possuem a mesma classificação morfológica no contexto analisado.
Importante se analisar em paralelo, o texto de 1Cor.12:28, onde Paulo parece estabelecer também uma ordem de importância, ou de instituição, sendo apóstolos em primeiro, profetas em segundo, mestres em terceiro, e na seqüência outros dons espirituais. Em 1Corintios 12:28, o texto na tradução de Almeida se apresenta assim: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas...” .
A palavra no texto original grego que grifamos anteriormente se apresenta como: prwton (apostolouV) > primeiramente (apóstolos) = pronome, ordinal, acusativo, neutro, que poderia ser traduzido também para “mais importante” “em primeiro lugar” “para começar”, como em Mt.6:33; At.3:26 e outras, onde a palavra é a mesma.

O que queremos salientar é que Paulo parece indicar que se refere aos apóstolos como sendo os primeiros escolhidos, por isso a sua hierarquia em destaque e que nos parece claro, em vista das análises textuais anteriores que se trata de uma função já extinta, uma vez que se referia especificamente aos discípulos escolhidos para início de seu ministério. Paulo não constituía “apóstolos” nas funções de lideranças nas comunidades cristãs, mas constituía “bispos”, “presbíteros”, “diáconos”.
Autor do Texto profº: HÉLIO ALEXIUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário